O ano era de 1964, as gravatas eram estreitas e o jovem Ralph Lauren chamava a atenção pelas quais usava que tinham 10 centímetros de largura. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha ótimas ideias, conseguiu convencer seu empregador a produzir algumas gravatas mais largas. Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana e feitas à mão, custavam o dobro das outras, mas vendiam sem parar. Porém, quando uma nova administração encarregou-se dos negócios da empresa, a invenção de Ralph foi descartada. Foi então que ele se transferiu para uma empresa maior, a Beau Brumell, também de moda masculina, que decidiu criar uma marca para suas gravatas. Inspirado na sofisticação do jogo de pólo à cavalo, Lauren criou uma coleção de gravatas listradas, a qual nomeou POLO. O nome derivava de um esporte que simbolizava um universo de estilo clássico e elegância discreta, principais virtudes da marca.
A sofisticação, na verdade, sempre foi a sua meta. Desde adolescente ele admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos atores Cary Grant e Fred Astaire e da atriz Greta Garbo, pessoas que não precisavam exibir etiquetas para se destacarem. E quando viu que as portas do mundo da moda se abriam para ele, decidiu que suas peças seriam, antes de tudo, sofisticadas. Com ajuda financeira de Norman Hilton, um costureiro de Manhattan, que lhe emprestou US$ 50 mil, Lauren fundou sua grife em 1967 com o nome de POLO FASHIONS, inicialmente produzindo e vendendo apenas gravatas. Não demorou muito ele resolveu começar a produzir sua primeira linha de roupas masculinas, com os ombros naturais no estilo IVY LEAGUE (que define o estilo de se vestir de alunos de um grupo de tradicionais faculdades como Yale, Columbia, Princeton, Brown, Harvard, entre outras), vendidas em pequenas lojas de Nova York. Clássica, mas contemporânea, a coleção foi um verdadeiro sucesso entre os americanos. Em 1969, já com o nome POLO RALPH LAUREN, a marca possuía uma loja (na verdade um espaço de exposição) dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s. Em 1970 ele recebeu seu primeiro prêmio Coty, um dos mais importantes da moda americana por sua coleção masculina. A conquista fez com que seu nome ficasse famoso no mundo da moda dos Estados Unidos.
Em 1971 ele revolucionou a moda ao lançar uma linha de ternos femininos com alfaiataria clássica masculina. Além disso, foi a primeira vez que o logotipo da marca apareceu nas peças de Lauren. Foi também nesse ano que a primeira loja da marca foi inaugurada na sofisticada Beverly Hills, tornando Ralph Lauren o primeiro estilista a abrir uma loja própria. Na loja que vendia roupas masculinas e femininas, tudo era exposto com muito luxo e requinte. A coleção feminina era composta por suéteres Fair Isle, saias pregueadas, camisas sem gola, vestidos de veludo com gola de renda, calças e saias de flanela, inspirado nos trajes ingleses de montaria. Mas, desta vez, a reação não foi boa - tudo era lindo, mas parecia uma versão feminina das peças masculinas. Em 1972 a famosa camisa pólo de dois botões, confeccionada em malha piquê, aparecia pela primeira vez com o símbolo da marca (um jogador de pólo montado em seu cavalo), podendo ser encontrada em 24 cores diferentes. A campanha publicitária “Every team has its color - Polo has 24” (algo como “Todo time tem sua cor - Pólo tem 24”) foi lançada nessa mesma época com extremo sucesso. Rapidamente a camisa pólo se tornou um clássico americano (e da marca) e mania mundial. Afinal, nenhuma outra camisa conseguiu conjugar tão bem qualidade e variedade, sendo presença constante no guarda-roupa do homem sofisticado, de bom gosto e moderno.
A marca se tornou conhecida em todo o mundo pela sofisticação de seus produtos, mas foi em 1974 que Ralph Lauren ganhou maior visibilidade internacional e provou seu estilo atemporal quando vestiu o ator Robert Redford no filme “O Grande Gatsby”. Em 1976, fez história ao se tornar o primeiro estilista a vencer o prêmio Coty feminino e masculino no mesmo ano. Lauren já criava coleções femininas, mas foi apenas em 1977 que consagrou esta linha ao criar o figurino que a atriz Diane Keaton usou no filme “Annie Hall”, de Woody Allen, exibido no Brasil como “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. Apesar de já terem sido apresentadas inúmeras coleções femininas com saias e vestidos, sua marca registrada são as calças cáqui, camisas sociais brancas e mocassins do tipo penny loafer. Pouco depois, em 1978, a marca surpreendeu a todos e lançou a linha Western, inspirada na mistura entre caubóis e nativos americanos.
Os anos de 1970, de fato, deram início a uma avalanche da grife americana, que passou a existir ao lado da POLO, e com o lançamento de roupas infantis, perfumes, acessórios e, principalmente, sua “home collection”, uma linha de artigos para casa, composta por itens que iam desde móveis antigos a lençóis, de delicados objetos de porcelana a preciosos tapetes orientais - tudo exposto nas lojas de maneira tão elegante e ao mesmo tempo tão casual, que se tinha a impressão de estar em uma casa cujo dono estava bem ali, na sala ou no quarto ao lado. Em 1981, Ralph Lauren se tornou o primeiro estilista americano a abrir loja na Europa, mais especificamente na cidade de Londres, em plena Bond Street. A loja de Londres se tornou um grande sucesso, difundindo a marca pelo continente europeu. A loja de Paris foi inaugurada em 1986, tornado-o o primeiro estilista americano a possuir loja exclusiva na Cidade Luz. Nos anos seguintes, a marca americana diversificou sua linha de produtos ingressando em outros segmentos, lançando uma infinidade de perfumes, trajes esportivos, linha de bagagens, óculos, objetos de couro, roupas íntimas e tapetes, além de criar outras marcas como a POLO SPORT e inaugurar lojas nas principais cidades cosmopolitas do mundo. Com isso, colocou ao alcance da classe média americana produtos com um quê de aristocracia. Em 1994, Tyson Beckford, se tornou um dos primeiros modelos negros a estrelar uma campanha publicitária de uma grande grife americana, a POLO SPORT.
Em 1999, a RALPH LAUREN adquiriu por US$ 80 milhões a canadense CLUB MONACO, marca com linhas de roupa, objetos de decoração, acessórios e cosméticos voltada para pessoas modernas e jovens. Na época a marca tinha 56 lojas no Canadá e 13 nos Estados Unidos. Hoje em dia são 198 lojas espalhadas pelos territórios americano e canadense, e mais 13 países. O tradicional cavalinho que é símbolo da marca inspirou há alguns anos a criação da coleção BIG PONY, com peças de edição limitada com o cavalo em versão maior. A coleção foi um verdadeiro sucesso de vendas que passou a fazer parte da linha regular de produtos da marca.
Em 2003 a marca inaugurou na cidade de Nova York sua primeira loja exclusivamente dedicada ao público infantil. Em continuidade aos seus planos de expansão internacional, a RALPH LAUREN inaugurou luxuosas lojas em Milão (2004), Tóquio (2006), Moscou (2007) e uma sofisticada butique na Avenue Montaigne, em Paris (2008), uma das ruas de maior prestígio para as marcas de luxo no mundo. A loja, voltada exclusivamente para o segmento feminino, reúne apenas as coleções de moda e acessórios, utilizando os elementos mais luxuosos da marca. Na loja são vendidas as bolsas Ricky, desenhadas pela mulher do estilista, Ricky Lauren. A bolsa em couro de crocodilo feita à mão na Itália, cujo preço atinge facilmente US$ 22 mil, é vendida somente sob encomenda, com quatro meses de prazo para a entrega.
Enquanto isso, a divisão de joias e relógios da RALPH LAUREN, criada em parceria com a Compagnie Financière Richemont S.A., apresentou a sua primeira coleção em janeiro no Salão Internacional da Alta Relojoaria, em Genebra. Também nesta época a marca americana inovou de forma criativa com o lançamento do kit “Paint Your Own Polo”, que incluía uma camisa pólo lisa, tintas coloridas, pincéis, carimbos e outros materiais para que a criança pudesse customizar a peça. Outro atrativo era que 100% do valor arrecadado foi destinado à uma instituição que cuida e ampara crianças com câncer. Em 2010 a marca inaugurou o sofisticado restaurante Ralph’s dentro da nova butique em Paris, localizada em Saint Germain, um bairro extremamente chique da cidade. Em 2014, mais uma vez a marca ficou famosa por inovar e criar algo magnífico. Durante a semana de moda de Nova York, a RALPH LAUREN transmitiu seu desfile de moda em 4D, sob as águas do lago do Central Park, um espetáculo que prova que, mesmo com quase meio século de vida, a marca continua sofisticada e elegante.
Ao longo de todos esses anos, com uma imagem atrelada à sofisticação e elegância natural, a RALPH LAUREN se transformou em uma referência para o público masculino e feminino no segmento de luxo. O homem que consome a marca é discreto, mas ao mesmo tempo moderno, vibrante e nobre. A mulher é sofisticada e elegante sem exagerar no luxo. São valores como esses que a marca vende a seus abonados consumidores, através de produtos que levam a assinatura RALPH LAUREN e transitam em diversos mundos, mas todos ligados à moda, como móveis e peças de decoração, linhas de perfumaria, relojoaria, restaurantes, cafés, bares, linhas para homem, para mulheres, para crianças e até para animais de estimação.
grife americana já possuiu sete lojas no Brasil (4 em São Paulo, 2 no Rio e uma em Belo Horizonte). Mas encerrou suas operações em 2001 alegando, entre outros fatores, a dificuldade em combater as falsificações e a crítica situação financeira dos parceiros locais. A RALPH LAUREN retornou ao país no mês de abril 2015, com operação própria, ao inaugurar uma enorme e luxuosa loja de 850m², com direito a diversos salões e um bar interno – onde é possível relaxar depois das compras degustando coquetéis, cafés, petiscos e doces. Localizada no badalado Shopping Cidade Jardim, que abriga algumas das principais grifes de luxo em São Paulo, a loja, que não vende as tradicional as camisas pólo, conta com a coleção feminina Collection, versão mais sofisticada da RALPH LAUREN, e a linha masculina Purple Label, juntamente com alguns itens para casa, acessórios e artigos de couro, perfumes, calçados e relojoaria. Miniaturas de carros antigos, que remetem à extensa coleção de carros do estilista Ralph Lauren estão dispostos por toda a loja, incluindo algumas para venda.
Linha do tempo
1972
Lançamento da linha de acessórios e calçados.
1978
Lançamento da coleção de colônias masculinas, entre as quais a colônia pós-barba (POLO for Men After Shave Balm) e o famoso perfume POLO for MEN, além da colônia feminina LAUREN, sendo a primeira vez que um perfume masculino e um feminino foram introduzidos no mercado ao mesmo tempo. O sucesso do perfume masculino foi imediato e, mais de 30 anos após seu lançamento, POLO for MEN (aquele acondicionado em um icônico vidro verde) ainda possui fiéis seguidores, mantendo posto de destaque no mercado masculino de perfumes.
Introdução do estilo campestre: saias de brim usadas sobre camadas de anáguas de algodão branco; casacos franjados de camurça; cintos de couro; e blusas leves de mangas bufantes.
Lançamento da coleção de roupas para crianças POLO for BOYS, iniciando a longa tradição da marca neste segmento. Atualmente a linha, batizada RALPH LAUREN CHILDREN’S, oferece roupas e acessórios para meninos, meninas e bebês (incluindo recém-nascidos).
1980
Apresentação de capinhas com capuz; blusas de linho com babados; camisas de madras, e saias rodadas, como parte de sua moda inspirada nos pioneiros americanos.
1982
Lançamento de uma linha de malas.
Inauguração do primeiro Outlet (POLO RALPH LAUREN FACTORY STORE) da marca na cidade de Lawrence no estado do Kansas, vendendo produtos com pequenos defeitos e fora de coleção por preços mais em conta.
1983
Lançamento da coleção RALPH LAUREN HOME, composta por toalhas de banho e mesa, colchas, lençóis e papel de parede, sendo o primeiro estilista a criar linhas específicas nesse segmento.
1990
Lançamento da POLO GOLF, marca especificamente voltada para o tradicional e chique esporte. A versão feminina da marca foi introduzida em 1998. Atualmente a marca faz parte da linha RLX.
Lançamento do perfume SAFARI na versão feminina. Depois do anúncio que o perfume tinha sido eleito “Perfume do Ano” nos Estados Unidos, as vendas no dia seguinte na loja de departamento Bloomingdale’s alcançaram US$ 11 milhões. A versão masculina seria introduzida dois anos depois.
1993
Introdução da marca POLO SPORT, com roupas e acessórios mais esportivos, que inaugurou a primeira loja no endereço 888 da Madison Street em Nova York. A versão feminina foi lançada em 1996. A marca chegou a ser descontinuada em 2005, mas foi relançada dez anos depois (em 2015), incluindo também roupas de alta performance para práticas esportivas.
Lançamento da RRL (se pronuncia Double RL e cujo RR representa seu nome e de sua mulher, Ralph e Ricky), uma linha de roupas, especialmente jeans e casacos, além de acessórios inspirada no rancho do estilista localizado em Telluride no estado do Colorado. Os produtos evocam o mais clássico estilo americano.
1994
Lançamento da marca PURPLE LABEL, uma linha de roupas clássicas no estilo inglês. A linha é composta por ternos, paletós, sobretudos, camisas sociais e calçados.
1995
Lançamento da RALPH LAUREN PAINT, uma sofisticada linha de tintas para decoração, inicialmente produzida pela Sherwin Williams. Atualmente a linha oferece 500 opções de cores, e é comercializada nas principais redes de varejo dos Estados Unidos.
1996
Lançamento da marca POLO JEANS Co., composta por uma linha casual para consumidores mais jovens. Depois de se chamar POLO DENIM, com produtos vendidos basicamente em lojas de departamento e na Europa, a marca foi descontinuada.
1998
Lançamento da linha RLX (abreviação de Ralph Lauren Extreme), uma marca autêntica e especificamente técnica para a prática de esportes ao ar livre como tênis, golfe, esqui na neve, vela e alpinismo.
1999
Lançamento da marca RALPH by RALPH LAUREN, composta por uma linha de roupas feminina para jovens entre 16 a 25 anos.
Inauguração do chique Restaurante RL em uma área adjacente a loja de Chicago, a maior da marca no mundo. Outra unidade foi recentemente inaugurada em Paris com o nome de RALPH’S.
Lançamento do perfume feminino ROMANCE. A versão masculina seria lançada pouco depois.
2000
Lançamento do comércio online, sendo a primeira marca de luxo americana a disponibilizar este tipo de serviço.
Lançamento do perfume feminino RALPH, que nos anos seguintes ganhou variações como as versões Cool (2004), Hot (2006), Rocks (2006) e Wild (2008).
Lançamento da coleção PINK PONY, onde cada peça (pólos, suéteres, carteiras e até gravatas) tem estampado o famoso cavalinho da marca na cor rosa. Parte da arrecadação dos produtos desta linha (aproximadamente 25%) é destinada à Pink Pony Foundation, entidade criada pelo estilista que incentiva a pesquisa, o exame e o tratamento do câncer de mama. Além disso, o estilista mantém em plena Madison Avenue, um dos endereços mais cobiçados de Manhattan, o The Ralph Lauren Center for Cancer Care and Prevention. O centro oferece exames, diagnósticos, tratamento para câncer e psicoterapia, hematologia, cirurgia da mama e serviços de gastroenterologia.
2001
Lançamento do perfume feminino GLAMOROUS.
2002
Lançamento do perfume masculino POLO RALPH LAUREN BLUE, sinônimo de “sensação azul cristalina” para o jovem urbano.
2003
Lançamento do perfume feminino RALPH LAUREN BLUE, uma fragrância fresca e sexy, consolidando a sua assinatura no mercado feminino de perfumes.
Lançamento dos perfumes masculinos ROMANCE SILVER e PURPLE LABEL.
2004
Lançamento da marca RALPH LAUREN RUGBY, composta por uma ampla linha de roupas voltada para um público universitário e jovem entre 16 e 25 anos. A primeira loja da marca foi inaugurada na cidade de Boston. A marca foi descontinuada em 2013.
Lançamento do perfume feminino LAUREN STYLE.
2005
Lançamento do perfume RALPH LAUREN BLACK.
Lançamento do perfume feminino PURE TURQUOISE.
2006
Lançamento do perfume masculino DOUBLE BLACK.
2007
Lançamento do POLO EXPLORER, um perfume amadeirado para um homem aventureiro que está à procura de ousadia e estímulo.
Lançamento da LAUREN SPA, uma linha de roupas para cama feitas com materiais 100% orgânicos.
2008
A marca, com a esperança de atrair um público jovem, lançou no mercado seu novo perfume chamado POLO MODERN RESERVE.
Lançamento do perfume feminino LOVE.
2009
Lançamento de sua primeira coleção de relógios de luxo. O resultado é uma coleção com três peças que traduzem a visão de Ralph Lauren sobre o que é luxo atemporal. Os relógios custavam a partir de US$ 9 mil.
Lançamento da coleção de perfumes masculinos POLO RED, WHITE e BLUE.
2010
Lançamento da POLO BIG PONY FRAGRANCE COLLECTION, onde pela primeira vez a marca apresentou simultaneamente quatro fragrâncias masculinas fazendo referência aos quatro jogadores que compõem um time de pólo, esporte que sempre inspirou a marca. A linha é comercializada em vidros coloridos e numerados de 1 a 4: Esporte (azul), Sedução (vermelho), Aventura (verde) e Estilo (laranja). A versão feminina da linha foi lançada em 2012.
2011
Lançamento da RALPH LAUREN FINE JEWELRY COLLECTION, uma luxuosa linha de alta joalheria com desenhos clássicos. As joias surpreendem pela riqueza de detalhes e pelo exímio trabalho artesanal.
2014
Anunciou a POLOTECH, uma camiseta inteligente capaz de monitorar o desempenho do usuário durante a prática de esportes. O produto pode mensurar a respiração, batimentos cardíacos e nível de estresse. Todas as informações coletadas pela camiseta inteligente são reunidas em um aplicativo para smartphone, assim como fazem outros dispositivos com tecnologia chamada de “vestível”.