História da Marca Paco Rabanne

Paco Rabanne nasceu no dia 18 de fevereiro de 1934 na cidade espanhola de Passaia, na região basca, com o nome verdadeiro de Francisco Rabaneda y Cuervo. Ainda enquanto jovem, a sua família mudou para França, para a região da Bretanha, onde esteve exilada a partir do momento em que o ditador Franco tomou o poder na Espanha. Enquanto a mãe se tornou uma colaboradora do conceituado estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, Paco, então com 17 anos, se inscreveu no curso de arquitetura da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, onde se licenciou três anos depois. O espanhol, contudo, optou pela moda e deu os primeiros passos no mundo da alta-costura como produtor de botões, em casas renomadas como Dior, Givenchy, Nina Ricci e Balenciaga. Depois, vieram os bordados, que revolucionavam o que existia na época, com seus desenhos geométricos, sapatos, que desenhou para Charles Jourdan, e gravatas, desenvolvidas para Pierre Cardin.

Em 1964, se tornou independente e começou a criar suas próprias peças de vestuário, lançando seus primeiros vestidos experimentais, feitos de materiais contemporâneos. Ainda neste ano, no mês de julho, Paco Rabanne foi o primeiro estilista a escolher modelos negras para desfilar nas passarelas. Dois anos mais tarde, apresentou uma coleção muito original, sugestivamente chamada “12 vestidos impossíveis de usar em materiais contemporâneos”. Desde essa época, Paco Rabanne revolucionou por várias vezes as tradicionais tendências da moda, principalmente por recorrer a materiais pouco usais na confecção de roupa como o plástico, couro fluorescente, alumínio, papel, cabos de fibra ótica, penas de avestruz, puxadores de portas, correntes metálicas, entre muitos outros.

Logo surgiram os críticos diante de tanta inovação. A diva Coco Chanel o chamou de “metalúrgico”, criticando as desconfortáveis criações do estilista basco. A resposta de Paco era que as mulheres devem vestir roupas cômodas, mas para conquistar um homem, não deve haver limites para o sacrifício. Ganhou projeção em 1967 quando desenhou o vestido futurista usado por Jane Fonda no filme de ficção científica “Barbarella”, de Roger Vadim. A atriz norte-americana passou a integrar, juntamente com as colegas Brigitte Bardot, Audrey Hepburn e Ursula Andrews, o grupo de vedetes que vestiam as criações de Paco Rabanne.

Em 1969 o estilista ampliou sua área de atuação ao lançar Calandre, primeiro de uma série de bem sucedidos perfumes com a sua marca, que chamou a atenção por usar chipre como nota básica, enquanto a moda era utilizar essências cítricas. Graças às suas coleções de alta-costura, o estilista espanhol recebeu, em 1977, o prestigiado prêmio Dedal Dourado (L’Aiguille d’Or). Na década de 1980, a grife PACO RABANNE ganhou projeção internacional e passou a ser mais reconhecida por sua linha de perfumes. Além disso, Paco Rabbane lançou coleções de móveis e toalhas de mesa, linhas de cosméticos masculinos, relógios e óculos. O estilista era tão ousado que, em 1989, na segunda Nuit du Chocolat, Paco foi o primeiro a apresentar um vestido feito inteiramente de chocolate. Em 1990, além de lançar sua primeira coleção de roupas para mulheres, a grife inaugurou sua primeira loja em Paris.

Em junho de 1994, para celebrar o seu 60º aniversário e o 30º de sua carreira como costureiro, Paco Rabanne apresentou de uma só vez 200 criações originais. A linha prét-a-porter Paco, destinada a clientes mais jovens foi lançada no mês de novembro de 1997. Pouco depois, em 1999, Paco Rabanne se retirou, quase que totalmente, do mundo da moda ao apresentar as suas últimas criações de alta-costura. A partir daí passou a se dedicar apenas à supervisão de suas linhas de prét-a-porter e sportswear. Nesta época, a grife PACO RABANNE brilhava em letras de prata no mundo inteiro com 140 contratos de licença nos mais variados segmentos.

Após mais de quatro décadas produzindo criações futuristas, ele decidiu encerar sua marca (especialmente a produção de roupas) em 2006 por motivos financeiros. As vendas das coleções da grife despencaram no mercado de moda que, desde 2005, era assinada pelo estilista Patrick Robinson. Coberto de honras e reconhecimento, tendo desfilado no mundo inteiro, de Berlim a Sevilha, ele pertenceu à linhagem dos costureiros-criadores: o importante para ele era criar volumes, modelos únicos concebidos como móbiles no espaço, vestidos “piquenique” enfeitados com talheres de plástico, boleros feitos de tampas de garrafas ou túnicas de plaquetas articuladas.

Mas aos poucos, a marca seria relançada no universo da moda. Primeiro, em 2010, com uma coleção de bolsas, que incluía o icônico modelo tipo carteiro, originalmente feito de correntes e que já foi usado por personalidades como a atriz Brigitte Bardot na década de 1960. As novas versões eram feitas de metal, osso, couro vegetal e camurça. Nos anos seguintes a PACO RABANNE lançou coleções de roupas femininas (primeiro sob a direção do estilista indiano Manish Arora, e a partir de 2013 com Julien Dossena), linhas de acessórios (incluindo sapatos e itens de couro), voltou aos desfiles e as semanas de moda, criou o projeto Paco Lab (onde estilistas colaboradores desenvolvem edições limitadas de peças e acessórios) e lançou seu comércio eletrônico.

Além disso, inaugurou no ano início de 2016 uma moderna loja âncora na luxuosa Rue Cambon na cidade de Paris, no mesmo quarteirão onde Coco Chanel começou seu império. O ambiente da nova loja transmite simplicidade e um ar minimalista, que refletem as características da marca, considerada jovem e atemporal. Era o retorno em grande estilo ao mercado de varejo depois de um hiato de quatorze anos. E também foi o verdadeiro ressurgimento da grife PACO RABANNE no mundo da moda, que já anunciou lojas físicas em Londres e Los Angeles para os próximos anos. 

 

Linha do tempo

1973

 Lançamento do PACO RABANNE POUR HOMME, primeiro perfume masculino da marca.

1979

Lançamento do perfume METAL.

1985

Lançamento dos perfumes LA NUIT e SPORT.

1988

Lançamento do perfume TENERE..

1993

Lançamento do XS, perfume masculino com suaves notas florais.

1996

Lançamento do PACO, primeiro perfume unissex da marca apresentado em um frasco de material reciclado.

1998

Lançamento do perfume PACO ENERGY.

1999

Lançamento do perfume feminino ULTRAVIOLET. A versão masculina foi lançada dois anos depois.

2005

 Lançamento do perfume masculino BLACK XS. A versão feminina foi lançada dois anos mais tarde.

2008

 Lançamento do perfume masculino 1 MILLION, cujo frasco possui o formato de uma barra de ouro. O perfume foi um verdadeiro sucesso em muitos países, sendo o mais vendido na França no ano de 2011.

2010

Lançamento do perfume feminino LADY MILLION, cujo frasco possui o formato de um diamante. A modelo Dree Hemingway era o rosto da nova fragrância. 

2013

Lançamento do perfume masculino INVICTUS. Em 2015 foi o perfume masculino mais vendido na França. 

2015

Lançamento do perfume feminino OLYMPÉA. Criado pelo designer Marc Ange, o frasco do perfume combina uma estética moderna com símbolos emprestados da antiguidade, incluindo asas e folhas de louro. Para encarnar a nova fragrância, a marca escolheu a bela modelo brasileira Luma Grothe.