História da Marca Lancôme

Inspirado pela grande paixão por fragrâncias e pelo sonho em divulgar o espírito e a cultura francesa, Armand Petitjean, que havia sido aluno de François Coty (considerado o pai da perfumaria de luxo do século XX), lançou a marca LANCÔME no dia 21 de fevereiro de 1935 com a apresentação de cinco fragrâncias diferentes em uma feira de perfumaria na cidade de Bruxelas na Bélgica. As cinco fragrâncias (Tropiques, Tendres Nuits, Kypre, Bocage e Conquête) eram vendidas em frascos criados pelo habilidoso artista George Delhomme, que viria dar forma aos mais belos e elegantes frascos de perfumes do mundo. Os famosos frascos atualmente são peças de colecionadores, como por exemplo, os dos perfumes Cachet Bleu (1935) e The Amphora of Marrakech (1947), que são os mais disputados nos dias de hoje.

Além disso, a nova empresa oferecia também um pó chamado Conquête. Já em 1936 a empresa ingressou no mercado de cosméticos com o lançamento do creme Nutrix, que possuía em sua formulação o sérum natural, ingrediente com qualidades nutritivas e regenerativas, cuja fórmula permanece imutável até hoje. Outra novidade foi o lançamento, pouco depois, de seu primeiro batom: o famoso Rose de France. Era o começo de uma marca ícone neste segmento, com seus perfumes de prestígio, cremes revolucionários e maquiagens inovadoras.

Somente em 1950 os produtos da marca foram introduzidos no mercado americano. Apenas cinco anos depois os produtos da marca já estavam disponíveis em 98 países ao redor do mundo. Nos anos seguintes, se beneficiando do aporte financeiro e da vasta experiência da nova proprietária, a marca introduziu no mercado uma enorme variedade de produtos de alta qualidade conquistando grande e inabalável reputação em seu segmento. Mas não foi somente na perfumaria que a LANCÔME se destacou. Entre os inúmeros produtos lançado neste período, a marca francesa foi responsável pela introdução em 1970 da primeira máscara de cílios.

Somente em 1990 a marca chegou ao Brasil com linhas de tratamento solar, maquiagem e perfumes, tornando-se a número 1 na categoria de produtos de luxo. Nesse mesmo ano, Sicos, a fábrica da LANCÔME em Caudry, no norte da França, festejou seus 20 anos de funcionamento. Como presente recebeu o acento que coroa a sua sigla: SICÔS. Em 1995, se tornou a primeira marca do segmento a lançar cosméticos com tecnologia de nanocápsulas, minúsculas partículas que fazem com que os ingredientes penetrem mais profundamente na pele.

Em 2015 a LANCÔME comemorou 80 anos. E as celebrações começaram com uma pomposa festa em Paris. Isto não seria possível sem as mulheres que hoje personificam a marca: Julia Roberts, Penélope Cruz, Kate Winslet, entre outras beldades, estavam todas no palco, juntas pela primeira vez, para desejar um feliz aniversário à icônica marca francesa. Isabella Rossellini, que honrou a marca com o seu charme e beleza por muitos anos, foi a mestre de cerimônia. A festa foi apenas um dos destaques de uma comemoração que começou oficialmente em janeiro com o lançamento de um livro que comemora a herança da marca, batizado de “Editions du Regard”. Foi seguido pelo lançamento dos primeiros produtos de edição limitada vendidos somente pela internet – três tons do lendário L’Absolu Rouge. A comemoração atingirá o seu clímax em dezembro com o lançamento de duas edições extremamente limitadas: a reedição de Les Jumelés, um estojo de joias com batons do patrimônio de LANCÔME, e uma versão muito especial do novo La Vie est Belle l’Extrait, criada com o mais antigo alto joalheiro da França, Mellers dit Mellerio.

O sucesso das inovações da marca deve-se em grande parte aos “técnicos” que saem da escola LANCÔME e que divulgam a mensagem da marca pelo mundo inteiro. A beleza é uma ciência viva que precisa ser constantemente reinventada. Desde sua fundação a marca tem superado incansavelmente as fronteiras entre tecnologia e criação, estabelecendo novos limites. São três centros master de Pesquisa e Desenvolvimento (França, Estados Unidos e Japão), 3.000 pesquisadores, parcerias constantes com grandes nomes do mundo da ciência (biólogos, dermatologistas e farmacêuticos) e mais de 300.000 mulheres entrevistadas em todos os países do mundo nos últimos três anos. Tudo isso permite que a LANCÔME tenha um conhecimento inigualável sobre a pele, seus mecanismos e necessidades específicas. Ao longo de sua rica história a marca francesa criou best-sellers como a máscara para cílios Ôscillation, o batom L’Absolu Rouge, o tratamento facial Rénergie e os perfumes Magnifique e Trésor. Além é claro da premiada máscara Hypnôse. Por isso LANCÔME é a marca de beleza que chega o mais próximo do coração das mulheres.

Hoje em dia através de contínuos investimentos em pesquisa e tecnologia, oferece às consumidoras produtos inovadores e da mais alta qualidade, que se traduzem em linhas completas de tratamento para rosto e corpo, maquiagem e perfumes. A marca alia experiência, criatividade e sonho para oferecer a cada mulher seu ritual de beleza personalizado, para cada fase de sua vida, como o mais delicioso de seus batons, Rose de France, primeiro batom perfumado de rosa búlgara natural; ou a máscara Ôscillation, inventando e reinventando a linguagem da beleza, ao permanentemente quebrar as fronteiras da experiência, emoção e luxo no estilo francês. Além disso, a marca cria cores e texturas deliciosas, e embalagens que são pequenas obras de arte: caixas de pó refinadas, tampas trabalhadas e douradas a ouro fino, verdadeiros porta joias para batons. Não por acaso, por oito décadas, LANCÔME, marca líder no mercado de beleza de luxo do mundo, é exemplo de beleza e glamour com o refinado toque francês.

Linha do tempo 

1947 

Lançamento do perfume MARRAKECH, cujos vidros eram assinados pela renomada empresa de cristais Lalique. 

1950 

Lançamento do perfume MAGIE, um verdadeiro sucesso que vinha embalado em um frasco moderno que representava a silhueta de uma mulher vestida de quimono. 

1952 

Lançamento do TRÉSOR, a primeira edição de um perfume almiscarado oriental apresentado em um aprimorado frasco-diamante. O perfume se transformou em um ícone da marca francesa.  

1957 

Lançamento do perfume ENVOL, feito a base de rosa e jasmim. 

1967 

Lançamento do perfume CLIMAT

1968 

Lançamento do perfume masculino BALAFRE

Lançamento do Ô, uma fragrância fresca ao estilo eau de toilette. 

1971 

Lançamento do perfume SIKKIM

1978 

Lançamento do perfume MAGIE NOIRE

1985 

Lançamento do perfume masculino SAGAMORE 

1987 

Lançamento do Ô INTENSE, um perfume mais intenso que o original. 

1995 

Lançamento do POÊME, um dos perfumes mais conhecidos da marca. 

1996 

Lançamento do Ô for MEN, uma nova água de toilette para homens.  

1999 

Lançamento do Ô OUI!, um perfume com fragrância ainda mais fresca que o tradicional Ô. 

2000 

Lançamento do MIRACLE, um agradável perfume floral. 

2003 

Lançamento do perfume ATTRACTION

2004 

Lançamento do perfume MIRACLE SO MAGIC

2005 

Lançamento do HYPNOSE, um perfume acondicionado em um frasco inspirado em um produto dos anos de 1950, chamado Trésor Magic. Foi o 50.º perfume criado pela marca francesa. 

2008 

Lançamento do MAGNIFIQUE, um perfume referido como uma fragrância floral amadeirada com notas de rosa, madeira nagarmota, vetiver, sândalo, rosa da Bulgária e jasmim. O perfume tem o slogan “You are unique; you are Magnifique” (Você é única; você é magnífica). 

2009 

Lançamento do HYPNOSE SENSES, uma versão mais leve e refrescante do famoso perfume. 

2012 

Lançamento do perfume LA VIE EST BELLE, cuja campanha de estréia teve como garota-propaganda a bela atriz Julia Roberts.