A estilista Maria Carolina Josefina Pacanins y Niño, conhecida simplesmente como Carolina Herrera, nasceu no dia 8 de janeiro de 1939 na cidade de Caracas, filha de um casal, descendente de uma família aristocrática venezuelana. Quando tinha 13 anos, a avó levou-a a uma viagem à Paris, onde ela descobriu e se encantou com o trabalho de um dos gênios da moda, o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que lhe serviria de inspiração no seu trabalho. Aos 25 anos, começou a trabalhar como relações públicas na tradicional Casa Pucci, na Venezuela. Conheceu então Maria Teresa Herrera, mãe de Don Reinaldo Herrera Guevara, editor da revista Vanity Fair, com quem se casaria em 1968 e herdaria o sobrenome Herrera. Este foi o segundo casamento de Carolina. Após ter, durante anos, feito parte da lista das mulheres mais bem-vestidas dos Estados Unidos, em setembro de 1980, ela apresentou como teste seu primeiro trabalho no mundo da moda.
Muito bem recebido pela crítica especializada, conseguiu o apoio de um investidor venezuelano, Armando de Armas, para fundar sua empresa no ano seguinte. Nessa altura, mudou-se permanentemente com a família para Nova York. Estabelecida na cidade, foi somente em abril, encorajada pela lendária editora da revista Vogue, Diana Vreeland, que ela apresentou oficialmente sua primeira coleção prêt-à-porter no Metropolitan Club, com sobreposição de tecidos diferentes em comprimentos variados, e rapidamente conquistou clientes importantes, entre as quais a rainha dos cosméticos Estée Lauder e a ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis, que encomendou à Carolina Herrera o vestido de casamento de sua filha Caroline. Imediatamente suas criações elegantes ganharam as araras das grandes lojas de departamentos. Fez com facilidade a transição para os modelos mais enxutos de meados da década de 1980 e se tornou famosa por suas elegantes roupas para o dia e para a noite. Uma de suas peças mais famosas é a universal e democrática camisa branca. Usada à exaustão por Carolina e seus seguidores, a peça se transformou em uma espécie de cartão de visitas e levou a grife para o patamar das mais adoradas entre as mulheres da alta sociedade.
Carolina Herrera começou também a fazer coleções de vestidos de noiva, mas foram os perfumes que contribuíram para divulgar o seu nome no mundo inteiro. Isto aconteceu em 1988, quando foi criado o famoso perfume feminino CAROLINA HERRERA. A partir deste momento a estilista construiria um verdadeiro império que se consolidou com lançamento de sucessos como o Herrera for Men, primeiro perfume masculino da marca, inspirado nos dois homens com principal participação na vida da estilista, o marido Reinaldo Herrera e o pai Guillermo Pacanins, lançado em 1991; e o 212, uma das fragrâncias de maior sucesso da grife, inspirada em um estilo vanguardista nova-iorquino e lançada no mercado em 1997 em sua versão feminina. Seus primeiros perfumes se transformaram, em menos de uma década, em verdadeiros clássicos do mundo das fragrâncias e continuam atuais como no dia de seus lançamentos. Sem contar nos milhões de dólares que trouxeram para os cofres da empresa.
Depois vieram os acessórios, como malas, bolsas, sapatos, óculos, artigos de couro, lenços e a maior novidade, a coleção masculina. Depois de quase duas décadas vendendo seus produtos em sofisticadas lojas de departamentos, a primeira loja própria da marca CAROLINA HERRERA NEW YORK foi inaugurada somente no ano de 2000, na célebre Madison Avenue, em plena Nova York. Nos anos seguintes a marca introduziu produtos em inúmeros segmentos, inclusive uma segunda linha de roupas e acessórios com preços mais em conta. Além disso, em 2006 inaugurou mais uma luxuosa loja em Melrose Place na cidade de Los Angeles.
Em 2008, a estilista e sua filha Carolina Adriana (responsável pela elaboração do bem sucedido 212, a primeira fragrância de sua criação) participaram de um jantar em comemoração aos 20 anos da primeira fragrância de sua grife, realizado na Casa Fasano, em São Paulo. A celebração foi acompanhada por uma mostra de vestidos e perfumes lançados pelas marcas CAROLINA HERRERA NEW YORK e CH CAROLINA HERRERA. A estilista explicou o motivo da escolha do Brasil, e principalmente da cidade de São Paulo para essa celebração: “Escolhi lançar a exposição em São Paulo, porque o perfume tem sido um hit (de vendas) aqui por 20 anos”, disse a venezuelana. A exposição ocupava a primeira sala do espaço, alugado para eventos de luxo. Textos contavam a história de cada fragrância, com sua inspiração e descrição das notas, ao lado de pôsteres das campanhas publicitárias, dos produtos em suas diferentes embalagens ao longo dos anos.
Em 2010, a marca inaugurou sua primeira loja no Brasil, situada no badalado Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A loja oferece todos os produtos que fazem a fama internacional da marca: perfumes, acessórios, moda feminina e masculina. Apesar do espírito cosmopolita que cerca a loja, a decoração imita uma casa de campo, com ar intimista. A linha infantil, assinada por uma das filhas da estilista que dá nome a grife, atende dos pés à cabeça tanto meninos quanto meninas, com sapatos, vestidinhos e camisas pólo. Para quem gosta de ser fashion em todos os momentos, vale a pena garimpar entre a infinidade de acessórios produzidos pela marca: é possível encontrar até mesmo selas para cavalo. A marca CAROLINA HERRERA é conhecida principalmente por seus modelos chiques de um ombro só, vestidos de noiva e longos de gala, usados por celebridades nos tapetes vermelhos mundo afora. Por isso, até os dias de hoje, sua clientela se mantém estrelada, e inclui algumas das mulheres mais elegantes do show business, como Katie Holmes, Meryl Streep, Penélope Cruz, Dita von Teese e Renée Zellweger.
Linha do tempo
1994
Lançamento do perfume FLORÉ, com acentuados aromas florais.
1996
Lançamento do perfume AQUAFLORE.
1997
Lançamento do icônico perfume 212 na versão feminina.
1999
Lançamento da versão masculina do perfume 212 MEN.
2001
Inauguração de quatro novas lojas da marca CH Carolina Herrera nas cidades de Houston, Nova York, Las Vegas e Coral Gables (Flórida). Atualmente a marca possui mais de 100 lojas ao redor do mundo.
2002
Lançamento do perfume feminino CHIC. A versão masculina foi lançada dois anos depois.
2004
Lançamento do perfume 212 SEXY, sucesso de vendas no mundo inteiro e que, no Brasil, se esgotou em apenas um mês após sua estreia, fazendo com que a marca alcançasse o primeiro lugar entre os perfumes femininos mais vendidos.
2005
Lançamento do perfume masculino HERRERA ACQUA.
2007
Lançamento do perfume CH CAROLINA HERRERA, uma fusão entre o contemporâneo e o tradicional, também em seu frasco, que utilizava materiais como couro e prata.
Lançamento da edição especial de verão do famoso perfume chamado 212 SPLASH. O já clássico frasco (agora em tons aquáticos) da fragrância normal foi colocado dentro de uma embalagem transparente no formato de uma lata de refrigerante.
2010
Lançamento do perfume 212 VIP. Frases como “Você está na lista” e “Esta é uma festa privada” fizeram parte da campanha destacando que quem usa o perfume está em evidência ou no centro das atenções. A fragrância foi desenvolvida pelo renomado perfumista Alberto Morillas, Carolina Herrera e sua filha.
Para ajudar na divulgação da importância do auto-exame na prevenção do câncer de mama a Lojas Renner firmou parceria com a estilista e lançou com exclusividade a fragrância CH Ser. O perfume ganhou frasco em versão rosa e combinava a leveza do floral com o exotismo das notas orientais.
2013
Lançamento do perfume CH EAU DE PARFUM SUBLIME. Para completar o lançamento, a marca apresentou uma coleção cápsula de acessórios (cinto, luvas, sapatos, faixa de cabelo) em tons de roxo, para seguir a linha do perfume.
2015
Lançamento da fragrância CH MEN AFRICA, com notas exóticas, frasco moderno (com padrão camuflado) e inspirado no pôr-do-sol da savana africana.
Lançamento da HERRERA CONFIDENTIAL, uma série de novas fragrâncias e óleos criados a partir de infusões inspiradas nas tradições do Oriente Médio, tendo como base única o óleo de Uod, que vem da madeira da árvore tropical Agar e é conhecido como ouro líquido por sua raridade e dificuldade de extração.