O que é o Selo da ADIPEC?
O Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada, é uma etiqueta autoadesiva, metalizada, com a logomarca da Associação, impressa por meios ópticos e dotado de um código que permite ao usuário a identificação do lote do Selo, através da combinação alfanumérica de 07 dígitos (além das iniciais da importadora/distribuidora) que permite rastrear o produto no mercado.
É produzido na Alemanha por uma das maiores empresas mundiais de Selos de segurança. Ele mede 2 cm x 2 cm e utiliza uma tecnologia de impressão (em auto relevo) denominada Trust Seal®, a qual é atualmente utilizada na impressão de tarjas de segurança em papel moeda (Euro, Libra Esterlina, notas de vinte reais Brasileiras, etc.).
A impressão do referido Selo usando a tecnologia Trust Seal® dificulta ainda mais as tentativas de falsificação do Selo da ADIPEC. Ressaltamos que apenas a empresa fornecedora localizada na Alemanha, detém a tecnologia de fabricação denominada Trust Seal®, que assegura o mais elevado grau de proteção contra falsificações.
O Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada, é basicamente utilizado para legitimar a procedência e a qualidade de produtos alcoólicos, se bem que, algumas empresas Associadas, o utilizam também com os mesmos fins, em produtos cosméticos de alto valor agregado.
É importante observar, que o Selo é usado obrigatoriamente por todos os associados que importam e distribuem produtos de natureza alcoólica (perfume), com certificação tanto da origem como da qualidade dos produtos comercializados. Atualmente, observa-se inclusive um movimento crescente de conscientização dos consumidores de perfumes no sentido de exigir dos pontos de vendas, o produto selado. Desde 2002, campanhas na mídia foram deflagradas enfatizando, junto ao consumidor final, a importância de só adquirir produtos com o referido Selo.
Como identificar o Selo da ADIPEC com a Tecnologia Trust Seal®
Desde que o Selo da ADIPEC foi introduzido no mercado, o consumidor tem, gradativamente, exigido produtos selados nos PDV (pontos de venda). Cientes disso, os contraventores tentaram falsificá-lo de várias maneiras, apostando na desinformação do mercado. Produtos selados com Selos falsificados de modo grosseiro, impressos em papel alumínio, ainda podem ser encontrados em algumas lojas, onde a maioria dos consumidores ainda não teve a oportunidade de conhecer um Selo real. Para se verificar a autenticidade do Selo da ADIPEC apresentamos algumas instruções:
• O logo central é reproduzido como um efeito metalizado de profundidade e movimento como uma "lente" concêntrica.
• Partes do fundo da etiqueta contém informações ocultas "OK" que são visíveis com a projeção de um laser.
• Grande parte da etiqueta apresenta variação de cores com mudança do ângulo de visão, com a inclinação extrema do mesmo (visão obliqua), são elas: Contorno do quadrado da logomarca, engrossamento da borda direita e inferior do mesmo, logomarca e escrita ADIPEC.
Como o Selo é liberado aos associados?
Por ser um Selo de uma Associação representativa do setor importador/distribuidor no segmento de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal, o SELO DE GARANTIA de PROCEDÊNCIA e de QUALIDADE somente é liberado para uso dos Associados após rígida auditoria realizada por empresa internacional, contratada pela ADIPEC para este fim.
Para tanto, a empresa requisitante do Selo deverá obrigatoriamente possuir autorização de funcionamento perante a ANVISA – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA e ter os seus produtos devidamente regularizados naquele órgão federal.
É graças a este rígido controle que, em muitos anos, jamais foi constatado o desvio de Selos originais para o mercado informal.
A colocação do Selo da ADIPEC na embalagem do produto
Na ausência de uma regulamentação específica para a posição do referido, Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada, nas embalagens de perfumes e cosméticos, os Associados da ADIPEC que participam deste projeto, tem se valido da embalagem, ou seja, o invólucro de filme de celofane que envolve geralmente o produto, de modo a deixar o Selo, bem visível para o consumidor final.
A ADIPEC e seus Associados, têm consciência da necessidade de se normatizar, através de um regulamento sanitário específico, a colocação do Selo de "Garantia e Procedência", na embalagem terciária (geralmente no celofane), de modo a reforçar os esforços governamentais no combate ao descaminho, à falsificação e a pirataria de produtos. Para tanto, algumas reuniões já foram realizadas com a Presidência da ANVISA, que vê com bons olhos, a adoção de um futuro regulamento para o setor importador, principalmente o de alcoólicos.
Ações da ADIPEC para legitimar o uso do Selo
A ADIPEC tem atuado de modo firme e constante, no sentido de coibir a venda de produtos contrabandeados e principalmente aqueles com Selos falsificados. Produtos com Selos adulterados, são adquiridos no mercado e denúncias encaminhadas à Receita Federal, para as devidas providências. Através de uma participação ativa no Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade - FNCP, a ADIPEC tem divulgado o projeto do Selo e encaminhado ao Fórum, denúncias sobre a venda de produtos descaminhados com Selo falso.